Existem dois tipos de auriculares USB: sem fio, que utilizam um dongle USB, e auriculares com fio. Numa altura em que os auriculares sem fios tornam-se mais comuns, porquê optar por um auricular com fios? A utilização de um auricular de ouvido com fio tem algumas vantagens consideráveis sobre um sem fio, listamos apenas algumas:
Sem dúvida, uma das grandes vantagens do USB-C tem a ver com a sua ligação, visto que não terá de ser ligado de uma certa forma para poder ser ligado, oferecendo uma grande versatilidade para o utilizador. Já não há necessidade de pensar em como deve ser montado ou exatamente onde deve ser posicionado, especialmente quando se tenta chegar a lugares de difícil acesso. Com um input semelhante em ambos os lados, a conectividade é muito mais fácil.
Este novo USB consegue transmitir múltiplos sinais em simultâneo. Por outras palavras, vídeo, áudio, dados e mesmo eletricidade podem ser transmitidos através do mesmo conector. Portanto, através da mesma entrada será possível ligar auscultadores para ouvir música, ligar o dispositivo a outro dispositivo para transmitir vídeo, utilizá-lo como um cartão de memória ou USB, ou mesmo utilizá-lo como o espaço através do qual o dispositivo em questão é carregado. Quando este conector se tornar o padrão para a maioria dos dispositivos.
Estudos afirmam que os cabos do tipo USB-C têm maior durabilidade, visto que estes modelos foram desenvolvidos para suportar até 10 mil ciclos de conexão, o que é seis vezes mais duradouro do que qualquer tipo de conexão USB-A.
O formato simétrico faz com que a redução dos danos causados pelo uso constante do conector seja menor, assim podemos dizer que o tempo de vida útil é maior.
Qualquer auricular ou carregador poderá servir indistintamente para cada dispositivo, sem a necessidade de ter vários diferenciados por marca ou modelo. Da mesma forma, o USB-C permitirá a interligação entre dispositivos, permitindo mesmo que um dispositivo carregue outro.