8.1 Utilizadores ProfissionaisNos casos em que o Utilizador compra produtos no ou através do Website, como PROFISSIONAL, ou seja, para um fim relacionado com a sua atividade comercial, industrial, artesanal, empresarial ou profissional, terá um direito contratual de devolver o produto e solicitar o reembolso, no prazo de 10 dias a contar da entrega dos produtos.
No caso de écrans, monitores, projetores, equipamentos para videoconferência, computadores desktop ou laptop, e outros produtos informáticos afins ou semelhantes, o prazo de devolução é de 2 dias após a entrega.
Os produtos personalizados ou programados segundo requisitos específicos indicados pelo Utilizador não poderão ser devolvidos.
Só serão aceites produtos não danificados, devolvidos na sua embalagem original não aberta e com todos os seus acessórios intactos sem qualquer escrita ou rótulo, bem como com uma cópia da fatura da compra. Aplicam-se, com as necessárias adaptações, as exceções previstas para o direito de livre resolução aplicável aos consumidores, conforme estabelecido no artigo 17.º do Decreto-lei n.º 24/2014, de 14 de Fevereiro, que transpõe a Diretiva n.º 2011/83/UE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 25 de outubro de 2011, relativa aos direitos dos consumidores.
Os bens devem ser devolvidos para a seguinte morada:
Onedirect Comunicaciones SL
Calle de Girona, nº 85
08009 – Barcelona. EspanhaEm caso de devolução por parte do Utilizador, todos os custos associados ao valor dos portes correm por conta do Utilizador. A responsabilidade pela escolha do transportador é do Utilizador. Corre também por conta do Utilizador o risco de perda e/ou deterioração do produto até à sua efetiva entrega na morada acima indicada pela Onedirect. Caso o produto não chegue à morada da Onedirect ou, chegando, apresente danos ou não se encontre nas condições acima indicadas, não será processado qualquer reembolso. No caso dos produtos que, embora chegando à morada da Onedirect, apresentem danos ou não se encontre nas condições acima indicadas, o Utilizador poderá, à sua custa e sob sua responsabilidade, recolher o produto na morada indicada pela Onedirect, no prazo de 30 dias a contar do envio pela Onedirect da comunicação de recusa da devolução. Após este prazo, considerar-se-á que o Utilizador perdeu o interesse no produto e o mesmo será destruído.
- Responsabilidade, propriedade e garantia A Onedirect não é de forma alguma responsável por qualquer dano relacionado com uma utilização defeituosa ou ilícita do produto vendido.
No caso do produto ser defeituoso, Onedirect procederá, conforme o caso, à reparação, substituição, redução do preço ou rescisão do contrato, a título gratuito para o Utilizador. A Onedirect responderá a qualquer falta de conformidade que se manifeste no prazo de seis meses após a entrega, sem prejuízo da garantia do fabricante. O Utilizador deve informar a Onedirect da falta de conformidade no prazo de um mês após ter tomado conhecimento da mesma.
A Onedirect reserva o direito de encaminhar para o fabricante quaisquer produtos defeituosos cuja desconformidade lhe tenha sido comunicada pelo Utilizador, para efeitos da sua reparação ou substituição. O Utilizador reconhecer e aceita que a gestão do processo de garantia poderá ser total ou parcialmente tratada diretamente entre o Utilizador e o fabricante, conforme o procedimento definido pela Onedirect para o caso. Em qualquer caso, a Onedirect compromete-se a informar o Utilizador sempre que o processo de garantia seja encaminhado para o fabricante, bem como dos termos a seguir para a sua resolução.
Para produtos personalizados ou programados segundo requisitos específicos indicados pelo Utilizador, caso se verifica alguma desconformidade entre as instruções recebidas do Utilizador e o produto entregue, a Onedirect procederá à correção da desconformidade ou, caso tal se revele impossível ou desproporcionalmente oneroso no entendimento da Onedirect, ao reembolso do valor pago pelo Utilizador. A Onedirect só será responsável por desconformidades entre os requisitos indicados pelo Utilizador e o produto entregue comunicadas no prazo de 10 dias a contar da entrega ao Utilizador. A Onedirect não será responsável por desconformidades entre os requisitos indicados pelo Utilizador e o produto entregue nos casos em que as instruções do Utilizador sejam impercetíveis, pouco claras, implícitas, impossíveis de concretizar, que impliquem a perda ou falta de funcionamento do produto e, de um modo geral, contrárias à lei, aos bons costumes e às boas práticas comerciais. Caso o Utilizador expresse várias instruções sobre o mesmo produto, a Onedirect poderá (i) executar apenas aquelas que não se enquadrem em alguma das situações anteriores ou (ii) recusar-se totalmente a personalizar ou programar o produto.
A Onedirect reserva a propriedade dos bens entregues até o preço ter sido pago na totalidade. Caso contrário, a Onedirect terá o direito de exigir a restituição imediata dos bens entregues.
A Onedirect atua exclusivamente como distribuidor dos produtos informáticos (CD-ROMS, bases de dados, software, etc.), e por isso não controla nem garante o seu conteúdo, criado pelos vários proprietários dos produtos, nem garante ou será responsável pela falta de conformidade dos produtos com as necessidades do Utilizador.
A Onedirect não é responsável pela existência e propagação de vírus nos ou através dos vários produtos informáticos que distribui, nem é responsável por qualquer tipo de reparação pelos danos sofridos pelo Utilizador, que deve adotar as medidas de segurança necessárias para os seus dados, programas e computadores. Em qualquer caso, a responsabilidade da Onedirect será limitada ao reembolso do preço pago pela compra do produto em questão.
Além das referidas na presente cláusula 8.1., a Onedirect não presta outras garantias, explícitas ou implícitas, sobre a conformidade dos produtos por si fornecidos.
8.2. Utilizadores ConsumidoresNos casos em que o Utilizador compra produtos como CONSUMIDOR, isto é, para um fim não relacionado com a sua atividade comercial, industrial, artesanal, empresarial ou profissional, o Utilizador tem o direito de livre resolução do presente contrato no prazo de 14 dias de calendário, sem necessidade de indicar qualquer motivo.
O prazo para exercício do direito de livre resolução expira 14 dias a contar do dia seguinte ao dia em que adquire ou um terceiro por si indicado, que não seja o transportador, adquire a posse física dos bens. No caso de ter encomendado vários bens numa única encomenda e os bens sejam entregues separadamente, o prazo conta-se desde a data em que adquire ou um terceiro por si indicado, que não seja o transportador, adquire a posse física do último bem. No caso de ter adquirido um bem em que as entregas são realizadas por vários lotes ou partes, o prazo conta-se na data em que adquire ou um terceiro por si indicado, que não seja o transportador, adquire a posse física do último lote ou da última parte. No caso de ter adquirido bens com entregas periódicas durante um determinado período, o prazo conta-se na data em que adquire ou um terceiro por si indicado, que não seja o transportador, adquire a posse física do primeiro bem.
A fim de exercer o seu direito de livre resolução, tem de comunicar à Onedirect, melhor identificada no topo destas CGV, a sua decisão de resolução do presente contrato por meio de uma declaração inequívoca (por exemplo, carta enviada pelo correio ou correio eletrónico). Pode utilizar o modelo de formulário de resolução abaixo, mas tal não é obrigatório.
Para que o prazo de livre resolução seja respeitado, basta que a sua comunicação referente ao exercício do direito de livre resolução seja enviada antes do termo do prazo de resolução.
- Efeitos da livre resolução Em caso de resolução do presente contrato, ser-lhe-ão reembolsados todos os pagamentos efetuados, incluindo os custos de entrega (com exceção de custos suplementares resultantes da sua escolha de uma modalidade de envio diferente da modalidade menos onerosa de envio normal por nós oferecida), sem demora injustificada e, em qualquer caso, o mais tardar 14 dias a contar da data em que formos informados da sua decisão de resolução do presente contrato. Efetuamos esses reembolsos usando o mesmo meio de pagamento que usou na transação inicial, salvo acordo expresso em contrário da sua parte; em qualquer caso, não incorre em quaisquer custos como consequência de tal reembolso.
Podemos reter o reembolso até termos recebido os bens devolvidos, ou até que apresente prova do envio dos bens, consoante o que ocorrer primeiro.
Deve devolver os bens ou entregar-no-los na seguinte morada
Onedirect Comunicaciones SL
Calle de Girona, nº 85
08009 – Barcelona, Espanha,sem demora injustificada e o mais tardar 14 dias a contar do dia em que nos informar da livre resolução do contrato. Considera-se que o prazo é respeitado se devolver os bens antes do termo do prazo de 14 dias.
O Utilizador reconhece que existem exceções ao direito de rescisão, tal como estabelecido no artigo 17.º do Decreto-lei n.º 24/2014, de 14 de Fevereiro, que transpõe a Diretiva n.º 2011/83/UE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 25 de outubro de 2011, relativa aos direitos dos consumidores. A título de exemplo, e não exaustivo, este seria o caso de: produtos personalizados; produtos que podem deteriorar-se ou expirar rapidamente; CDs/DVDs de música ou vídeo sem a sua embalagem, como selados na fábrica; produtos que, por razões de higiene ou saúde, são selados e foi retirado o selo após a entrega. Em qualquer caso, não será efetuado qualquer reembolso se o produto tiver sido utilizado para além da mera abertura do mesmo para inspecionar a natureza, as características e o funcionamento do bem, bem como produtos que não se encontrem nas mesmas condições em que foram entregues ou que tenham sofrido qualquer dano após a entrega.
Da mesma forma, os produtos devem ser devolvidos utilizando ou incluindo toda a sua embalagem original, instruções e outros documentos que os possam acompanhar, bem como a cópia da fatura de compra.
- Modelo de formulário de rescisão:
(só deve preencher e devolver o presente formulário se quiser resolver o contrato)Ao cuidado de Onedirect Comunicaciones SL, c/ Valencia nº 231 1º, 08007 Barcelona nº tel. 800 780 300, e-mail
contacto@onedirect.pt- Pela presente comunico/comunicamos que resolvo/resolvemos do meu/nosso contrato de compra e venda relativo ao seguinte bem/para a prestação do seguinte serviço
- Solicitado em /recebido em
- Nome do(s) consumidor(es)
- Endereço do(s) consumidor(es)
- Assinatura do(s) consumidor(es) (só no caso de o presente formulário ser notificado em papel)
(Riscar o que não interessa).
- GarantiaAos produtos vendidos através do Website aplicam-se as garantias previstas na legislação aplicável, incluindo os prazos de garantia previstos no regime jurídico da venda de bens de consumo, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 84/2021, de 18 de outubro, conforme alterado. Em geral, o prazo de garantia para bens de consumo é de 3 anos a contar da entrega do bem e, no caso de bens com elementos digitais, aplica-se a) um prazo de três anos a contar da data em que os bens com elementos digitais foram entregues, quando se trate de um único ato de fornecimento do conteúdo ou serviço digital ou quando o fornecimento contínuo do conteúdo ou serviço digital seja inferior a três anos; ou b) durante o período do fornecimento contínuo do conteúdo ou serviço digital durante um período superior a três anos.
A Onedirect atua exclusivamente como distribuidor dos produtos informáticos (CD-ROMS, bases de dados, software, etc.), e por isso não controla nem garante o seu conteúdo, criado pelos vários proprietários dos produtos, nem garante ou será responsável pela falta de conformidade dos produtos com as necessidades do Utilizador.
A Onedirect não é responsável pela existência e propagação de vírus nos ou através dos vários produtos informáticos que distribui, nem é responsável por qualquer tipo de reparação pelos danos sofridos pelo Utilizador, que deve adotar as medidas de segurança necessárias para os seus dados, programas e computadores. Em qualquer caso, a responsabilidade da Onedirect será limitada ao reembolso do preço pago pela compra do produto em questão.