No mundo dos walkie-talkies, existem duas grandes categorias: modelos com licença e modelos sem licença. Esta classificação, baseada nas frequências utilizadas pelos dispositivos, é fundamental, pois cada tipo responde a necessidades diferentes.
Para escolher o modelo certo com base no vosso ambiente de trabalho e nas vossas necessidades, continuem a ler para entender tudo sobre as frequências:
Estes modelos operam em frequências reguladas, o que significa que exigem uma licença para serem utilizados. Dividem-se em três tipos principais:
Em Portugal, a entidade responsável por regular as telecomunicações é a ANACOM. Este órgão é responsável pela emissão da autorização para o uso de walkie-talkies com licença, atribuindo-vos uma frequência privada única.
Considerados de uso livre na União Europeia, estes modelos utilizam bandas de frequência de 446 a 446,200 MHz. Como não necessitam de licença, são perfeitos para uso pessoal ou em pequenos grupos. O seu alcance depende do terreno e do ambiente, mas são muito práticos para comunicações durante eventos ao ar livre ou em recintos fechados.
"Perfeitos para grandes espaços, são capazes de cobrir longas distâncias. No entanto, o sinal pode ser afetado em áreas com muitos obstáculos."
"Ideais para ambientes urbanos ou internos, não são tão afetados pelos obstáculos. Ao ar livre, o alcance é mais limitado, mas compensam pela sua eficácia ao atravessar estruturas."
"Projetados para comunicações no mar, garantem que a tripulação permaneça conectada, mesmo em condições meteorológicas adversas."
"Uma opção prática e económica para comunicar gratuitamente e sem restrições com um pequeno grupo."
Não têm certeza do que precisam? Respondam a estas perguntas para que um dos nossos comerciais vos ajude a concretizar o vosso projeto!