REDUÇÃO DE RUÍDO PASSIVA E ATIVA: EXPLICAMOS PARA VOCÊ

O ruído faz parte do nosso dia a dia, onde quer que vamos. Se já pode ser um incômodo na nossa vida pessoal ( uma criança chorando, um cachorro latindo, etc. ), imagine como é no ambiente de trabalho... É sempre indesejável, e quando se infiltra em nossas conversas, pode causar problemas significativos de concentração ( com sérios problemas de compreensão como consequência ).

 

Na verdade, atualmente

94%

dos teletrabalhadores experimentam ruído de fundo durante suas conversas

E
42%

deles dizem ter dificuldade em ouvir as partes opostas durante reuniões híbridas

Cliques do mouse, digitação incessante no teclado ou conversas barulhentas de colegas são fatores que podem incomodar você e seus diversos interlocutores à distância... É aqui que entra em jogo a noção de redução de ruído ! Passivas ou ativas, são duas abordagens principais que não devem ser subestimadas se você deseja melhorar a qualidade do som nas reuniões.

Chega de conversa fiada! Sem mais delongas, vamos mergulhar na nossa comparação de tecnologias de redução de ruído. Você está nos seguindo? É disso que se trata

 

REDUÇÃO DE RUÍDO PASSIVA OU ATIVA: QUAL A DIFERENÇA?

A redução de ruído é uma tecnologia baseada em ondas sonoras. Não entraremos em uma explicação detalhada ( e complexa ) de como funciona, mas tudo o que você precisa lembrar sobre esse valioso fenômeno é que ele vem em duas “versões”: ativa e passiva. Qual escolher? Vamos descobrir:

Redução passiva de ruído:
Neste caso, a redução de ruído é conseguida através de uma combinação de técnicas de design e materiais. Juntos, eles minimizam a captação de sons indesejados e evitam que eles se espalhem. Os microfones são projetados com caixas externas anti-interferência ou filtros acústicos e, em alguns casos, podem até incorporar um sistema de cancelamento de eco ( para evitar qualquer feedback indesejado ).
Redução Ativa de Ruído ( ANC ):
A abordagem “ativa” para redução de ruído refere-se ao uso de tecnologia eletrônica avançada e algoritmos para reduzir o ruído em tempo real. Especificamente, os microfones captam o som ambiente e o enviam ao sistema para identificar distúrbios sonoros. Sinais anti-ruído ( ondas invertidas ) são então gerados e combinados com o sinal original para cancelar ou reduzir o ruído.
 

REDUÇÃO ATIVA DE RUÍDO ( ANC ): QUANDO DEVE SER USADA?

 
1. Ambientes barulhentos Escritórios abertos, refeitórios, áreas com tráfego constante, etc. Elimine sons indesejados e melhore a clareza do som transmitido.
2. Múltiplos interlocutores Reuniões com vários participantes Concentre o som na voz do locutor principal e reduza a interferência de outras vozes ou ruídos de fundo.
3. Salas de reuniões

Ótimos espaços de colaboração

Eco e reverberação reduzidos + inteligibilidade aprimorada em videoconferência.

4. Viagens de negócios

Viagens de negócios para hotéis, aeroportos ou estações ferroviárias

Minimize o ruído ambiente e garanta chamadas sem distrações.

5. Espaços compartilhados

Áreas comuns ou espaços de trabalho compartilhados

Reduza as interrupções e garanta maior confidencialidade durante as comunicações.

 
 

Em resumo…

Redução passiva de ruído

Combinação de técnicas de design e materiais para reduzir o ruído de fundo

Quando deve ser usado? Em ambientes onde o ruído ainda pode ser controlado

Redução ativa de ruído ( ANC )

Utilização de tecnologias eletrônicas ou algoritmos para impedir a penetração e propagação de sons indesejados em tempo real.

Quando deve ser usado? Em todos os ambientes onde o ruído de fundo é superior ao normal ( e onde pode rapidamente tornar-se incontrolável )

 

O que vai acontecer à seguir?

Para continuar lendo, clique aqui: Alcance e direção do som... Explicamos tudo.

E se quiser entrar em contato conosco, clique aqui: