Desde há mais de 20 anos, que a Onedirect tem vindo a multiplicar as suas iniciativas melhorando constantemente a sua abordagem de RSC
Venda de produtos recondicionados e reciclagem de produtos usados
Em 2021, a Onedirect vendeu mais de 10.000 unidades de produtos recondicionados. Estas compras resultaram uma poupança de 41 674 Kg de CO2 de acordo com o método Bilan Carbone desenvolvido pela Agence De l'Environnement et de la Maîtrise de l'Energie. Também compramos equipamentos usados aos nossos clientes, a fim de os reciclar ou recondicionar e voltar a colocá-los no mercado, criando assim uma economia circular.
Os nossos catálogos são impressos em papel certificado PEFC. O rótulo PEFC garante assim ao consumidor que o produto que compra provém de fontes responsáveis e que, através da sua compra, participa na gestão sustentável das florestas. A gestão sustentável das florestas significa ter em conta os seus aspetos ambientais, sociais e económicos. Uma missão que cumpre o PEFC todos os dias como o guardião do equilíbrio da floresta.
Os nossos catálogos são embalados numa película protetora Home Compost. Pode integrá-lo com os seus bio-resíduos, ou seja, resíduos biodegradáveis ou resíduos verdes. Também pode ser compostado industrialmente e assim transformado em fertilizante natural.
Por último, os nossos catálogos podem ainda ser consultados e descarregados online, se já não desejar receber o formato em papel.
As nossas embalagens de cartão são fabricadas a menos de 200 km dos nossos armazéns por uma empresa que abraça os princípios da economia circular, integrando a sustentabilidade em cada fibra. O seu modelo de circuito fechado começa com matérias-primas 100% renováveis e sustentáveis.
A abordagem de responsabilidade do produtor à reciclagem de papel significa que 75% das matérias-primas são feitas de fibra reciclada - mais do que qualquer outro material de embalagem. As nossas caixas têm rótulos FSC-C089432.
Graças a um acompanhamento especial e a uma cooperação máxima com o grupo La Poste, e mais especificamente com as suas filiais DPD e Chronopost, a Onedirect foi capaz de atingir a neutralidade de carbono para 100% dos serviços de correio confiados ao grupo La Poste, ou seja, 11.02 teqCO1 compensado entre 01/01/2019 e 31/12/2019.
O aspeto social é um elemento chave para a nossa organização, que pretende ser uma PME à escala humana onde o bem-estar e a realização de cada colaborador é essencial.
A discriminação é uma prática que a Onedirect não pode tolerar dentro da sua organização por qualquer razão. Cada colaborador é avaliado com base nas tarefas e objetivos que lhe são atribuídos. A Onedirect visa ser uma organização que promove a diversidade a fim de assegurar a partilha, a inteligência coletiva e o desempenho. Ano após ano, esforçamo-nos por desenvolver o talento dentro da nossa organização com base nas competências de cada colaborador. O índice de igualdade profissional é também representativo do nosso compromisso sobre o assunto.
Em 2019, 18,2% dos colaboradores puderam aceder à formação para melhorar as suas competências, independentemente da área de atividade em que trabalham, um aumento de 8,2 pontos em relação a 2018.
Cada novo colaborador beneficia de um programa de formação intensivo e imersivo durante o primeiro mês após a sua integração. Durante este período, o objetivo é descobrir os diferentes departamentos da organização: logística, picking, compras, contabilidade, etc. É também criado um sistema de mentoria para apoiar os recém-chegados ao longo do seu desenvolvimento na organização.
Desde 2017, foi criado um sistema de relatórios de RH para monitorizar vários indicadores de desempenho. São também realizadas entrevistas anuais de desempenho a fim de acompanhar o desenvolvimento de cada colaborador, bem como o grau de cumprimento de cada colaborador nas funções desempenhadas. Os gestores trabalham, portanto, em estreita colaboração com o departamento de Recursos Humanos a fim de pensar em ações para limitar o absentismo (carga de trabalho, bem-estar, envolvimento, etc.)
A introdução de alternativas à compra de materiais.
Recentemente e com o desenvolvimento do ODaaS (Onedirect como serviço), Onedirect oferece uma alternativa à compra de equipamento através de várias ofertas para o aluguer de salas de videoconferência. Esta alternativa foi concebida para ser respeitosa com o ambiente. De facto, a cada artigo oferecido para aluguer é dada uma segunda vida ao ser recondicionado a novo. Os produtos recondicionados são então utilizados para equipar associações. Esta oferta visa pôr fim à obsolescência graças a uma atualização regular do equipamento e a uma monitorização proativa que permite a deteção precoce do fim de vida ou potenciais acidentes.