Um walkie talkie, por vezes conhecido como walki talki, walky talky ou rádio comunicador, é um pequeno dispositivo portátil que permite a comunicação entre várias pessoas através de ondas de rádio. Mas como funciona exatamente? Basta colocar dois ou mais dispositivos na mesma frequência de rádio, também conhecido como “canal”.
Poderá comunicar com qualquer dispositivo que esteja dentro desse alcance, mantendo pressionado um botão enquanto fala.
Estes dispositivos têm um alcance de 5 a 10 km quando não são licenciados (funcionam na frequência PMR446), mas o alcance pode ser muito maior quando se escolhe um walkie de uso com licença UHF ou VHF (requer serviço pago com a operadora ANACOM).
Estes dispositivos de comunicação por rádio têm muitas vantagens, tanto para uso profissional como de lazer:
• Comunicações livres e ilimitadas, quando usa os seus rádios na frequência PMR446.
• Uso simples e rápido adaptado aos profissionais: ao contrário de um telemóvel, os walkie-talkies não precisam estar ligados à rede para funcionar, captam as ondas em todo o lado, mesmo nas zonas mais remotas (como nas montanhas). Além disso, não é preciso marcar um número para chegar aos seus contactos, representando uma poupança de tempo real para profissões ou atividades de lazer que requerem certa reatividade (construção civil, segurança, caça, monitores desportivos...).
• Robustez em todos os testes: a maioria dos nossos walkie-talkies são concebidos para resistir às situações mais extremas, para se tornarem os seus aliados, independentemente do ambiente que exerça a sua atividade. A sua robustez, certificada pelas normas de resistência militar, garante que resistem a choques como quedas, ou mesmo condições climáticas difíceis (humidade, calor extremo, frio extremo…).
• Índice de proteção: muitos modelos são também impermeáveis, certificados IP (índice de proteção): são resistentes a salpicos de água, imersão e poeiras. Dispomos inclusive de walkie-talkies que flutuam, recomendados para atividades aquáticas.
• Grande autonomia: estes dispositivos normalmente oferecem uma grande autonomia para poder usá-los durante todo o dia laboral sem necessidade de carregar. No entanto, existe também a possibilidade de adquirir baterias extras e trocar assim que estiverem descarregadas.
Os dispositivos de uso sem licença, PMR446, são a solução perfeita para desfrutar de comunicações ilimitadas a custo zero. O uso deste tipo de dispositivo é 100% gratuito, uma vez que não está sujeito a qualquer imposto da ANACOM (Autoridade Nacional de Comunicações).
Estes walkie talkies de uso livre permitem comunicar sem interferências em 8 a 220 canais, e oferecem um alcance de até 10 km. Normalmente os fabricantes mencionam um alcance de até 10 km, mas este alcance varia muito dependendo das condições do meio. Em sítios com muitos obstáculos, como paredes, o alcance pode reduzir-se até 1 km.
Se necessita de um rádio com grande alcance de uso livre, recomendamos que consulte um especialista através do 800 780 300.
Outra vantagem dos rádios PMR446, é que não importa a marca ou o modelo, todos os rádios sem licença são compatíveis entre si. No entanto, os fabricantes recomendam o registar entre si walkie talkies da mesma marc, de maneira a garantir todas as funcionalidades do dispositivo.
Por outro lado, os walkie-talkies de uso com licença são particularmente adequados para profissionais com funções sensíveis, cujas conversas devem permanecer secretas. Ao optar por um walkie talkie licenciado, as suas conversas são totalmente seguras porque o seu canal é privado, ninguém mais pode utilizá-lo.
Para beneficiar do canal privado, deve subscrever-se a um plano anual com ANACOM, que lhe atribuirá a sua frequência de rádio privada.
Este tipo de rádio é mais poderoso que um dispositivo de uso sem licença, e oferece uma gama muito maior, que dependerá da licença que se subscreva.
Além de ser mais seguro, também oferece maior alcance. Para os profissionais que requerem comunicações de grande alcance, recomenda-se o uso de rádios de uso com licença UHF ou VHF.
Oferece também características profissionais de grande utilidade:
• Recepção de alarme em tempo real para atividades relacionadas com a segurança.
• Proteção do trabalhador isolado: em caso de queda, o utilizador envia um sinal de alarme, bem como a sua posição GPS.
• Atender um telefone ou intercomunicador padrão da unidade, etc.
Existem diferentes modelos de walkie-talkies: analógicos, digitais ou híbridos. Mas qual é a diferença?
• Analógico: é o clássico, é o mais utilizado no mercado, mas tende a ser gradualmente substituído pela tecnologia digital. Este tipo de walkie-talkie utiliza frequências analógicas e oferece um único canal. A sua qualidade sonora varia de acordo com a distância.
• Digital: este walkie-talkie oferece uma qualidade de som muito melhor, qualquer que seja a distância. O som é nítido porque é processado digitalmente. Além disso, oferece uma gama de até 20% mais e outras vantagens, tais como um custo de licença reduzido, por exemplo.
• Híbrido: tecnologia analógica e digital no mesmo dispositivo. Permite uma transição gradual para o digital porque se mantém compatível com todos os walkie talkies analógicos da sua frota existente.
Com base na nossa experiência, mais de 20 anos, preparamos uma seleção de walkie-talkies mais recomendados para cada setor.
Esta seleção pretende facilitar a compra do walkie talkie mais adequado a cada atividade profissional: segurança, restaurante, construção civil, venda a retalho, eventos, etc. Pois sabemos que algumas atividades profissionais requerem mais discrição e elegância, como é o caso dos hotéis e lojas. Enquanto outros setores requerem outras características, nomeadamente a robustez, como é o caso do setor de construção ou atividades ao ar livre.
Se pretende uma explicação ou informação mais detalhada, consulte um dos nossos agentes através do 800 780 300.