QUALIDADE DE SOM: COMO É DEFINIDA?

Ao comprar novos equipamentos de áudio ( fones de ouvido, alto-falante, microfone de mesa, etc. ), muitas vezes nos deparamos com termos bastante complicados ( para não dizer incompreensíveis ), como distorção, resposta de frequência e sensibilidade. O problema é que nos deparamos com eles sem saber realmente o que significam... Então por que não aproveitamos para explicar tudo de uma forma mais simples?

 

MAS ANTES DE COMEÇARMOS, ALGUNS ESCLARECIMENTOS SOBRE O TEMA…

O que entendemos por qualidade de som?

Quando falamos em qualidade de som, nos referimos à capacidade de um dispositivo capturar com precisão o som que queremos transmitir. Todos sabemos o quão importante é, durante uma reunião, que o microfone se adapte ao ambiente em que vai ser utilizado, para que toda a informação seja ouvida sem perdas, seja através de um altifalante ou de auscultadores... Então continue por lendo e você terá todas as informações necessárias para escolher a tecnologia de som que melhor se adapta a você.

 

RESUMO DAS DIFERENTES TECNOLOGIAS DE SOM

Quando falamos de tecnologia de som, não nos referimos apenas à qualidade de áudio ( pelo menos não exclusivamente! ) Não, preferimos ter uma visão mais ampla (porque é bom ter a mente aberta) englobando também as funções inteligentes que enriquecem o nosso trocas e que hoje podem ser encontradas em quase todos os lugares. Se você combiná-los, obterá o seguinte:

Áudio padrão

Áudio padrão

Formação de feixes

Formação de feixes

Áudio de alta definição

Áudio de alta definição
( HD )

Áudio omnidirecional

Áudio
omnidirecional

cancelamento de ruído

cancelamento
de ruído

Bluetooth

Bluetooth

 

Áudio Padrão: É o mínimo necessário para videoconferências. Funcional para uso regular, torna-se rapidamente limitado em termos de clareza de som, principalmente devido à recepção de sinal menos precisa.

Áudio de alta definição ( HD ): duas vezes melhor que o áudio padrão, é uma história completamente diferente quando se trata de clareza e precisão. Naturalmente, um melhor envolvimento significa compreensão e comunicação otimizadas.

Cancelamento de ruído: Chega de distrações. Esta tecnologia bem conhecida elimina ou reduz ativamente o ruído ambiente ou sons indesejados durante as conversas, criando uma barreira.

Beamforming: Em espanhol, é mais parecido com beamforming. Em inglês ou espanhol é a mesma coisa: é o ato de captar e concentrar o som em direção à fonte da voz ou ruído predominante ( ganha-se precisão e imunidade a ruídos externos ).

Áudio omnidirecional: Esta é uma cobertura sonora de 360° do espaço! O áudio omnidirecional permite capturar e transmitir em todas as direções. Portanto, não importa onde você esteja em relação ao dispositivo, você será ouvido com clareza ( por isso tome cuidado com o que diz ).

Bluetooth: por que estamos mencionando isso aqui? Bem, simplesmente porque o Bluetooth ainda é uma tecnologia ( sem fio também ), que permite conectar-se facilmente a um grande número de dispositivos ( através de ondas invisíveis ). Além disso, hoje é a tecnologia que permite que profissionais móveis estejam conectados a qualquer hora e em qualquer lugar.

 

QUALIDADE DE SOM: OS 6 FATORES QUE A AFETAM

 

Sensibilidade: Em decibéis ( dB ), mede o volume de saída relativo a um determinado sinal. Em francês, capta sinais sonoros fracos para que não seja necessário aumentar o volume para ser ouvido ( evitando assim a amplificação do ruído de fundo ).

Resposta de frequência: Refere-se à faixa de frequências que um dispositivo de áudio é capaz de capturar ( microfone ) ou reproduzir ( alto-falante ). É ideal quando é plano e equilibrado, sem atenuações ou realces marcados.

Distorção: Simplificando, é a diferença medida entre o sinal de entrada e o sinal de saída do dispositivo de áudio ( em decibéis ). Quanto menor a distorção, melhor ( simplesmente porque o som reproduzido será fiel ao áudio original ).

Cancelamento de Ruído: É essencial em ambientes barulhentos. Já dissemos isso antes, mas o áudio precisa se concentrar no essencial ( estamos falando de você ), por isso usamos essa tecnologia para eliminar ruídos ambientais indesejados.

Diagrama de gravação de som: Aqui nos referimos à direcionalidade! O que é direcionalidade? Conforme explicamos em nossa página sobre microfones , é a direção de onde a onda acústica chega ao microfone. E existem 3 ( onidirecional, bidirecional e unidirecional ).

Relação sinal-ruído: o SNR é expresso em decibéis ( dB ) e indica a relação entre o sinal de áudio desejado e o ruído de fundo indesejado em uma gravação de áudio. A principal coisa a lembrar é que quanto maior o SNR, mais o sinal principal se destacará do ruído indesejado.

 

3 DICAS PARA OTIMIZAR A QUALIDADE DO ÁUDIO

A qualidade do som é como a sua conexão com a Internet – sempre há dicas e truques que você pode usar para melhorá-la! Como não queremos ser muito técnicos ou complexos, optamos por apresentar nossas 3 opções mais simples , que você pode encontrar aqui:

1

Mantenha uma distância razoável entre o usuário e o dispositivo ( estamos falando mais de dispositivos portáteis, como alto-falantes )

2

Coloque-se em um lugar tranquilo ( silêncio é a chave! )

3

Não interrompa a conversa ( mesmo que seja óbvio, às vezes apenas parar de interromper muda tudo )

 

E agora que? 

Para continuar lendo, clique aqui: Formato e faixa de captação: diferentes tipos de microfone

E se quiser entrar em contato conosco, clique aqui: