Vamos direto ao assunto: ao trabalhar em casa, há certas coisas que você não pode prescindir ( além do café ), como hardware e software! Baixar arquivos, fazer videoconferências, transferir documentos para um servidor remoto... Embora essas tarefas possam parecer triviais por si só, todas elas exigem uma velocidade mínima de Internet para serem realizadas sem tornar as coisas muito lentas.
Como vê, a qualidade das suas videoconferências depende não só do equipamento que escolher, mas também ( e sobretudo ) da força da sua ligação à Internet. Mas qual é a velocidade mínima para teletrabalho? Contamos tudo o que você precisa saber sobre a velocidade da Internet para videoconferência ( e revelamos nossos segredos para otimizar sua conexão )! ↓
Antes de configurar ou otimizar um sistema de videoconferência, é importante saber do que estamos falando e como funciona toda essa coisa. Então vamos ao básico ( resumidamente ): o que é largura de banda?
Largura de banda é simplesmente a quantidade de dados recebidos ou transmitidos durante 1 segundo. É medido em quilobits por segundo ( Kbps ), megabits por segundo ( Mbps ) e megabytes por segundo ( MBps ) usando um teste de desempenho. Em última análise, quanto maior o Mbps, mais rápido você poderá navegar na Internet. !
As videochamadas são o envio e recebimento simultâneo de vídeos em tempo real. Para aproveitar ao máximo suas reuniões remotas, lembre-se destes três fatores de velocidade da Internet:
Velocidade de download
Velocidade de compartilhamento
Latência
Velocidade de download: Determina a qualidade de recepção de um vídeo pelos demais participantes da chamada. É também nisso que você deve se basear para assistir ao vídeo de seus interlocutores.
Velocidade de compartilhamento – Determina até que ponto sua conexão pode enviar o stream de vídeo para outros participantes.
Latência: influencia diretamente na sincronização das conexões ( alta latência causa distorções e atrasos ). Basicamente, quanto menor a latência, melhor.
Existem muitos fatores que entram em jogo ao definir suas necessidades de conexão com a Internet:
Teletrabalho é sinónimo de múltiplas utilizações: videoconferências, transferências de ficheiros, navegação na Internet... Com tudo isto, a ligação à Internet é posta à prova. Portanto, para não perder produtividade, certifique-se de ter velocidade de Internet suficiente para suas necessidades! Mas o que é uma boa velocidade de Internet? Em termos gerais, funciona assim:
E videoconferência?
«Convido você para Teams», «usamos Zoom»? Participar de
reuniões por videoconferência tornou-se comum nos últimos anos. Embora esses programas, como
a maioria dos aplicativos on-line, extraiam dados da Internet (
download
) e os enviem para a Internet (
compartilhamento
), eles não consomem necessariamente largura de banda!
Tudo depende de como eles são usados (
compartilhamento de tela ao vivo, vídeo, chat...
).
O mais simples é partir do princípio de que quanto maior,
melhor. Portanto, para videochamadas ininterruptas, recomendamos uma velocidade de Internet
de:
E, para os fãs de números, resumimos as velocidades de Internet necessárias para os vários aplicativos de videoconferência:
VELOCIDADE MÍNIMA DE DOWNLOAD | 1Mbps | 1Mbps | 1,8 MB/s | 600 Kbps |
VELOCIDADE MÍNIMA DE COMPARTILHAMENTO | 800 Kbps | 500 Kbps | 3,2 Mb/s | 600 Kbps |
VELOCIDADE DE DOWNLOAD RECOMENDADA | 2,5 Mb/s | 2 Mb/s | 3,2 Mb/s | 2 Mb/s |
VELOCIDADE DE COMPARTILHAMENTO RECOMENDADA | 3 Mb/s | 1Mbps | 3,2 Mb/s | 600 Kbps |
Dica do especialista: Procurando informações mais
específicas sobre o software Visio?
Confira nossa comparação de ferramentas
nesta página
ou visite nossas páginas dedicadas:
Zoom
,
Microsoft Teams
,
Google Meet
!
Fibra óptica ou ADSL, o seu serviço de Internet está lento? Aqui estão 6 dicas práticas e fáceis de colocar em prática para melhorar sua conexão ( e evitar colapsos nervosos repetidos ):
Mesmo que isso vá contra nossa prática número 1 sobre como se comportar em uma videoconferência , nossa primeira dica é pausar a webcam! Em geral, ao usar apenas áudio durante uma conferência, você recuperará largura de banda suficiente para melhorar a qualidade do stream durante suas apresentações. Para dividir a diferença, você pode enviar uma foto sua e aparecer ( por assim dizer ) na tela!
Multitarefa e velocidade da Internet não combinam... Por quê? Quando você está em uma reunião do Zoom, Teams ou qualquer outra coisa, tudo que está sendo executado em segundo plano exige energia da sua rede de Internet e, portanto, torna sua conexão mais lenta. Portanto, feche todos os aplicativos desnecessários ( sim, até mesmo o Netflix ) e desconecte todos os dispositivos que usam Wifi ( smartphones, consoles de jogos, etc. ). E se isso não liberar largura de banda suficiente, passe para a opção nº 3 .
Às vezes você não precisa procurar a resposta. Reiniciar o modem e o roteador é a maneira mais fácil de corrigir problemas de conexão com a Internet. Basta reiniciar o sistema.
Não foi suficiente reiniciar o roteador? Tente movê-lo. Para obter o melhor sinal Wi-Fi, recomendamos colocar sua caixa em um cômodo central da sua casa, no alto e longe de aparelhos como micro-ondas ou babá eletrônica. Porque? Para limitar os obstáculos que podem enfraquecer o sinal da Internet e para reduzir a interferência entre as diferentes ondas de rádio.
E se um simples cabo fosse a solução para o seu problema? Se puder, use um cabo Ethernet para conectar seu computador diretamente à sua caixa de Internet. Isso eliminará o risco de perda de velocidade da Internet, comum no sinal Wi-Fi, e desfrutará de uma conexão mais rápida.
Seus filhos estão em casa? Reproduzir desenhos animados durante a sua videoconferência... Problema: Software de streaming de vídeo (YouTube, Netflix...) é o maior consumidor de largura de banda... Como resultado, a sua videochamada é pontuada por fala entrecortada, imagem congelada, etc. . Sequenciar a utilização do seu Wi-Fi é a melhor forma de descongestionar a largura de banda da Internet e recuperar largura de banda para que possa terminar a sua videoconferência nas melhores condições possíveis!
Dica extra: Não sabe o que fazer com todos os gigabytes incluídos na tarifa do seu celular? Compartilhe a conexão do smartphone com o computador para realizar tarefas que consomem muita energia, como downloads.