Como já deve ter deduzido, a videoconferência, ou colaboração remota por vídeo, desempenha hoje um papel central nas nossas comunicações empresariais.
Mas quais vantagens esse serviço oferece? Abaixo apresentamos os 5 primeiros.
Uma boa conexão com a Internet (para evitar pixelização e o famoso “consegue ouvir-me?” ), soluções de vídeo (webcam/câmera, fones de ouvido/altifalante) e um bom software de reunião, e pronto! Basta discar um número ou clicar no link de uma reunião para reunir funcionários globalmente dispersos em torno da mesma comunicação à distância. Prático, certo?
As diferentes plataformas de colaboração ( Microsoft Teams , Zoom , Google Meet … ) combinam discussão em vídeo com anotação, compartilhamento e outras funções, todas projetadas para simplificar a tarefa! O que mais se pode pedir?
Nós sabemos: a sua produtividade, assim como a nossa, depende muito da qualidade da sua vida profissional. A videoconferência é a promessa de comodidade e flexibilidade para as suas reuniões. Mesmo que tenha que encontrar um horário adequado a todos, não terá mais que se preocupar com possíveis atrasos e faltas causadas pelos caprichos do transporte (greves, engarrafamentos, acidentes, etc.).
Os horários de início e término das reuniões são definidos com antecedência, portanto os participantes são obrigados a seguir a agenda, o que ajuda a evitar excessos. (Ou pelo menos dá uma desculpa para sair da reunião: o tradicional “Tenho outra ligação para começar, preciso ir”.)
Pequena vantagem: com a ferramenta de videoconferência certa, chega de perdas repetidas de informações!
72% dos funcionários consideram as viagens de negócios mais stressantes do que uma visita ao dentista e, francamente, entendemos! Greves, atrasos, acidentes... Tantas fontes de stresse e cansaço só para reunir uma equipa numa sala de conferência... Vale mesmo a pena?
Com a videoconferência, pode realizar reunião após reunião sem precisar viajar quilometros. Organizar reuniões por videoconferência economiza bastante tempo: reduzindo as horas gastas na preparação para elas e limitando o tempo perdido antes e depois.
O valor das reuniões presenciais é inestimável do ponto de vista humano, mas não do ponto de vista orçamental. Passagens de comboio, hotéis, restaurantes... cada vez que você viaja, incorre em despesas para a sua empresa e trabalho extra para os seus colegas de contabilidade...
Graças à videoconferência, não há mais necessidade de viajar pelo mundo para encontrar colegas ou clientes numa sala de conferências. Não há mais custos de alojamento, alimentação e transporte. (O seu departamento de contabilidade agradecerá .)
Ele é um matemático. Quanto mais viaja, mais CO² emite. Ao utilizar videoconferência, reforça a sua abordagem ecologicamente responsável ao escolher uma solução mais económica e drasticamente menos poluente. Limitar os movimentos dos seus colaboradores é uma forma de combinar vários gestos ecológicos: reduzir as emissões de CO2 e de gases com efeito de estufa, controlar a sua pegada de carbono...
Resumindo, não estamos a dizer para desistir da formação de equipa ou do trabalho pós-trabalho! É claro que ainda precisa reunir as suas equipas pessoalmente para manter a coesão e o sentimento de pertencimento, mas pode fazer isso com menos frequência graças à videoconferência.